Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro

Daae monitora água em Assistência para interligar rede à ETA

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) de Rio Claro pretende finalizar nos próximos dias o trabalho de limpeza de adutora de sete quilômetros que liga em definitivo o distrito de Assistência ao sistema público de abastecimento, para que os moradores passem a receber água das estações de tratamento de água (ETAs). “A água já chegou ao distrito de Assistência, toda a parte hidráulica construída está em operação e, para os moradores consumirem essa água de qualidade, é necessária a realização de alguns procedimentos de limpeza da rede e do reservatório”, explica o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.

As equipes de manutenção e análise de água da autarquia têm feito um intenso trabalho de limpeza, higienização e análise da água, seguindo todas as exigências da Vigilância Sanitária e os parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde.

Durante esse trabalho, é necessário fazer o descarte da água que está armazenada no novo reservatório de Assistência e do bairro Jardim Novo, que também auxiliará no abastecimento do distrito. A água armazenada nos sete quilômetros da adutora durante o processo de limpeza também precisará ser descartada. “Por conter produtos químicos, essa água se torna imprópria para qualquer tipo de consumo”, explica Bortolotti. Na fase seguinte, será feita a análise bacteriológica em ambos os reservatórios e na nova rede de adutora.

A prefeitura e o Daae entregaram as obras de interligação de Assistência ao sistema de abastecimento na semana passada. O investimento é de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

O abastecimento em Assistência é feito por poço artesiano, e também será necessário descartar essa água. Na última etapa do processo, será feita descarga da água que está em toda a rede do distrito para sua eliminação completa e, para isso, será necessária uma breve interrupção no abastecimento de água do distrito.

“É um processo rigoroso que estamos fazendo para garantir o consumo de água de qualidade e sem riscos à saúde dos moradores. Nos próximos dias finalizaremos todo o trabalho e a água, que já está no distrito, poderá finalmente ser consumida”, conclui o superintendente da autarquia.

Telefone: 0800 505 5200 - 2011/2012 - Todos os Direitos Reservados - Implementação: www.cebinet.com.br
Desenvolvimento: Leonardo Marcondes e Rogério Ap. Picceli - Colaborador: José Eduardo Abdalla