Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro

CONVITE

As visitas a nascente modelo, apresenta a necessidade ambiental e o interesse do DAAE em promover atividade de incentivo, preservação e conscientização de sustentabilidade em se cuidar do meio ambiente para então construir um lugar cada vez melhor para se viver hoje e para as futuras gerações, resgatando e divulgando a história da cidade.

A proposta da nascente modelo apresenta como objetivo implantar uma ideia de preservação do meio ambiente, da mata e principalmente das águas, que possam ser multiplicadas para as outras nascentes da cidade, inspirados no projeto da cidade de Extrema – MG “Produtor de águas”, porém, adaptados à realidade do território.

Escolhemos essa nascente como modelo, por trazer consigo rica parte da história de Rio Claro quanto à captação e abastecimento de água da população e então promover o resgate na memória dos munícipes.

Apresenta resquícios de construção da antiga caixa de proteção da nascente e a da caixa de proteção da captação de água inaugurada em 1936. No entanto essa Nascente é considerada intocada, pois a região de seu entorno está desativada desde meados de 1950. A nascente modelo Manancial Vila Christina promove um novo olhar para a cidade de Rio Claro resgatando a história e suas riquezas naturais.

A água era bombeada pela Bomba de captação, diretamente nas redes de água por uma bomba que ficava dentro da caixa proteção em uma casinha construída em volta da nascente, e então direcionada a rede de distribuição de água para as casas, pois na época não haviam reservatórios.

Com o tempo em meados de 1950, essa nascente deixou de ser utilizada ficando então desativada até os dias de hoje.  Essa nascente apresenta região de entorno de mata nativa, em condições de ser recuperada e área de preservação ambiental podendo ser transformada em Bosque Municipal.

Os interessados devem procurar o DAAE no telefone: 3531-5213 para agendar a sua visita.

LOCALIZAÇÃO

Telefone: 0800 505 5200 - 2011/2012 - Todos os Direitos Reservados - Implementação: www.cebinet.com.br
Desenvolvimento: Leonardo Marcondes e Rogério Ap. Picceli - Colaborador: José Eduardo Abdalla